segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Um ovo cheio de luz.



 No início um desenho animado. Muito mais, um desenho animado sem áudio, e uma animação tão rica de detalhes e entrelinhas que nos surpreende. A menina que varre o chão e se encanta a cada "explosão" que a Tartaruga faz com suas mãos e um brilho.
 Com o passar das imagens percebemos que a Tartaruga é desenhada maior, aspecto de mais velho e mais experiente. E a menina com aspecto de curiosa, esperta e jovem, com olhos cheios de interesse por aprender. E o intuito do vídeo fica claro quando a Tartaruga pega o pote feito e a argila a moldar e entrega para a menina, e ela questiona. Mas pega a argila e começa a moldar, e ouve mais uma a "explosão". E faz o primeiro, segundo, terceiro, quarto, quinto... Até conseguir, e a cada vez o exemplo da Tartaruga, o brilho e a explosão ao fazer um pote lhe é mais incentivador. 
 Nesse momento torna-se claro que a Tartaruga fez o papel de mediador do conhecimento que tinha sobre a maneira de fazer potes de argila, e passou isso para a menina, que aprendeu e moldou isso até conseguir a sua maneira de fazer um pote tão bom quanto o da Tartaruga. Um mestre e um aprendiz, para questão de nomes. E o mestre espera sempre que a aprendiz o supere. Os olhos dos dois são semelhantes quando eles brilham ao encontrar-se em um mesmo grau de conhecimento. Para a menina que persistiu a fazer o pote e teve sucesso, a Tartaruga lhe mostra que a habilidade com a argila agora depende dela e do que ela sonha em fazer e do que ela buscará. E o sopro cheio de brilho pode representar a força de vontade que é interior e vem cheia de sabedoria e transforma o que temos em nossas mãos em algo útil a nossas vidas. 
 Aprender depende de nós e do outro. É um ato que tem no mínimo duas pessoas envolvidas, e quando existe efetivação do ensino/aprendizado não sabemos ao certo quem ensinou e quem aprendeu, porque isso não fica determinado. A certeza é que agora a menina também sabe fazer potes de argila, ou mais que isso a Tartaruga sabe que pode transformar a menina em um Mestre. 
 Quem realmente é dono do conhecimento? Quando no final temos um ovo feito pelo ensino/aprendizagem, que representa o nascimento da menina no mundo dos que sabem fazer potes de argila. Não só isso, além disso, um ovo cheio de luz, lucidez. A luz que a sabedoria, compreensão, entendimento, conhecimento, aprendizado propõe na nova fase da menina. 
 Vale a pena ser Mestre quando aprendemos que de nós devem partir os primeiros passos, o incentivo, a base, mas nunca a construção pronta.
Mãos na argila para sentir que ser aprendiz é construir seu próprio pote que todo Mestre já construiu e reconstrói a cada novo aprendiz.
                                                                            





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