No início um desenho animado. Muito mais, um desenho animado sem áudio,
e uma animação tão rica de detalhes e entrelinhas que nos surpreende. A menina
que varre o chão e se encanta a cada "explosão" que a Tartaruga faz
com suas mãos e um brilho.
Com o passar das imagens percebemos que a
Tartaruga é desenhada maior, aspecto de mais velho e mais experiente. E a
menina com aspecto de curiosa, esperta e jovem, com olhos cheios de interesse
por aprender. E o intuito do vídeo fica claro quando a Tartaruga pega o pote
feito e a argila a moldar e entrega para a menina, e ela questiona. Mas pega a
argila e começa a moldar, e ouve mais uma a "explosão". E faz o
primeiro, segundo, terceiro, quarto, quinto... Até conseguir, e a cada vez o
exemplo da Tartaruga, o brilho e a explosão ao fazer um pote lhe é mais
incentivador.
Nesse momento torna-se claro que a Tartaruga
fez o papel de mediador do conhecimento que tinha sobre a maneira de fazer
potes de argila, e passou isso para a menina, que aprendeu e moldou isso até
conseguir a sua maneira de fazer um pote tão bom quanto o da Tartaruga. Um
mestre e um aprendiz, para questão de nomes. E o mestre espera sempre que a
aprendiz o supere. Os olhos dos dois são semelhantes quando eles brilham ao
encontrar-se em um mesmo grau de conhecimento. Para a menina que persistiu a
fazer o pote e teve sucesso, a Tartaruga lhe mostra que a habilidade com a
argila agora depende dela e do que ela sonha em fazer e do que ela buscará. E o
sopro cheio de brilho pode representar a força de vontade que é interior e vem
cheia de sabedoria e transforma o que temos em nossas mãos em algo útil a
nossas vidas.
Aprender depende de nós e do outro. É um ato
que tem no mínimo duas pessoas envolvidas, e quando existe efetivação do
ensino/aprendizado não sabemos ao certo quem ensinou e quem aprendeu, porque
isso não fica determinado. A certeza é que agora a menina também sabe fazer
potes de argila, ou mais que isso a Tartaruga sabe que pode transformar a
menina em um Mestre.
Quem realmente é dono do conhecimento? Quando
no final temos um ovo feito pelo ensino/aprendizagem, que representa o
nascimento da menina no mundo dos que sabem fazer potes de argila. Não só isso,
além disso, um ovo cheio de luz, lucidez. A luz que a sabedoria, compreensão,
entendimento, conhecimento, aprendizado propõe na nova fase da menina.
Vale a pena ser Mestre quando aprendemos que de nós devem partir
os primeiros passos, o incentivo, a base, mas nunca a construção pronta.
Mãos na argila para sentir que ser aprendiz é construir seu
próprio pote que todo Mestre já construiu e reconstrói a cada novo aprendiz.
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